Cadastre-se grátis e mande suas fotos

Fotos e fotos. O portal de imagens

Ponto de vista e ponto de interesse na fotografia

Ponto de interesse secundario

Baixar esta imagem

rolagem esquerda                                 rolagem direita

Dê mais poder narrativo a suas imagens com um ponto de interesse secundário

Etiquetas: composição, espaço, profissionalizando, técnica

Em vários dos artigos que temos publicamos estive falando da necessidade de definir perfeitamente qual é o ponto de interesse de cada uma de nossas fotografias. Disse, até, que o tratamento compositivo de nossas imagens deve contribuir para significar esse ponto de interesse, reforçando a ideia que queremos transmitir e deixando o resto como simples ambientação. O que eu não disse é que só possa existir apenas um único ponto de interesse.

O interesse do ponto de interesse

É assim: o que importa é o ponto! Não é mania minha, mas uma constante na fotografia. Definir um ponto de interesse é consubstancial ao fato de atirar fotografias, pois a fotografia é sempre fotografia de «algo». Eis o ponto de interesse. Quer uma manifestação quer uma garrafa com um tratamento de contraluz: sempre a fotografia apresenta algum elemento com maior carga narrativa, descritiva ou conotativa. Eis o ponto de interesse.

Ponto de interesse na fotografia

 

O ponto de interesse secundário cria uma relação
narrativa que dá maior interesse à imagem

Uma questão à margem é o modo como significar esse elemento, esse ponto de interesse. Para isso há técnicas variadas, diferentes fórmulas. Cada fotógrafo usa uma ou várias, e até já temos apresentado aqui alguma.

Mas numa cena qualquer, o que impede haver mais de um ponto de interesse? A resposta é simples: absolutamente nada.

O ponto de interesse secundário

Lembremos para o que servia o ponto de interesse. Seu objetivo era pegar o olhar dos espectadores. As fotografias com um ponto de interesse corretamente identificado resultam mais impactantes, aparecem destacadas à frente dos milhões de imagens que cada dia produzimos. Daí a importância de aprender as técnicas que permitem defini-lo sem lugar a dúvidas.

 

O que acontece quando em lugar de apenas um ponto de interesse há mais? Pois —assumindo que eles estejam corretamente significados— que o olhar de quem vê a imagem passa de um para o outro. Isto é: viaja pela imagem e estabelece, mesmo sem o pretender, uma narração. O ponto de interesse secundário cria uma história e torna nossas imagens mais engajantes.

Mas, para que isso aconteça é novamente fundamental o modo como o ponto secundário sobressai do ambiente. Dito em breve: ele tem que destacar do fundo —quer espaço em off quer imagem repleta de elementos— mas ao mesmo tempo se manter subordinado à presença marcante do ponto de interesse principal. É assim que se estabelece uma relação primário/secundário e, daí, a história.

Criando histórias: a narração fotográfica

Até, com essa técnica, algumas histórias são tão poderosas que podem levar a limites insuspeitos. Vocês lembram aquela fotografia da criança e do abutre, de Kevin Carter?

Ponto de interesse na fotografia

 

A fotografia do Kevin Carter (Prêmio Pulitzer)

Pois, a criança sobreviveu à fome e à guerra do Sudão; Kevin Carter se suicidou. A pressão social criada à volta da foto —graças à imensa hipocrisia de nossas sociedades— foi tão incontornável e destrutiva que terminou matando o fotógrafo.

Não há qualquer necessidade de atingir extremos assim perigosos. Deixo à margem a triste história de Kevin Carter (Jornal de Notícias), pois ela só pretende mostrar um caso de história criada por meio da relação de dois pontos de interesse fotográfico, e, de resto, cada quem pode tirar suas conclusões.

O certo é que, mais ou menos lutuosas, todas as histórias que formos criar à volta de uma só imagem com essa técnica do ponto de interesse secundário têm muito a oferecer, notadamente em alguns gêneros como o fotojornalismo, mas não só. É só questão de sabermos aproveitar e sermos criativos.

Mas, no fim das contas, não é sempre isso a fotografia? 

Fonte:fototekne.com

Veja milhares de fotos em alta definição de artistas como Ponto de interesse secundario e outras milhares de Fotos. Fotografias com alta definição para sua capa de Facebook, Youtube e outras redes sociais. Veja também nossa sessão de Fotos com PESSOAS E ARTES onde você encontrará fotos de artes do mundo inteiro e Foto de Pessoas conhecidas no mundo das artes.

Em nossa sessão de FOTOS DIVERTIDAS você encontrará muita diversão para seu lazer. Verá Fotos de animais brincando na grama, brincando com seus donos, fazendo muitas brincadeiras.

Temos também nossa área de FOTOS DE NOTÍCIAS veja as imagens e fotos das últimas notícias que aconteceram no Brasil e no mundo, através de nosso banco de imagens e fotos

O site www.fotosefotos.com foi considerado o maior banco de imagens, com mais de 60 mil fotos e imagens com diversas fotos do mundo e da internet.

Nossos Wallpapers são todos em HD, temos mais de 10mil Wallpapers em HD visite nossa categoria de Wallpapers e veja como irá se surpreender com a qualidade das imagens que selecionamos para vocês.



Camera  Fotos Relacionadas

Como escolher a lente
O charme das fotos noturnas
A natureza da luz artificial
O que incluir em uma fotografia
Capturar e armazenar a imagem
Como escolher um telescpio
Regras para fotografar viagens
Cinco dicas para fotografar angulos
Fotografar baladas
Fotografando a praia
Nikon D4
Filtros de densidade neutra
Efeito retro de maneira simples
Megapixel no  tudo
Como elaborar um tema
Cmera boa ou lente boa?
Dicas para fotografara primavera
Cinco dicas para fotografias urbanas
Como fazer os efeitos da cmera Lytro com uma DSLR
ISO sensibilidade do sensor
Segredos para fotografar gestantes e crianas
Dica para o lightroom
Dicas de fotografia-moda-comida e casa
Fotografia publicitaria
Significado das siglas de lentes fotograficas
Teleobjetiva Tamron 150-600mm
Usar o flash realmente prejudica obras de arte?
Por que uma foto no pode custar barato?
Dicas de fotografia como definir a composio
Dicas simples para fazer fotos paronamicas
O que devo comprar primeiro?
Usar ou no usar uma grande angular?
Lei da reciprocidade
Sunny 16 exposio para dias ensolarados
Objetivas Macro
Canon 17 55mm f 2 8 IS analise
Direcionar a luz em um modelo durante uma sessão de fotos
Direcionar a luz em um modelo durante uma sessão de fotos
Como escolher a câmera digital ideal pra você
Como escolher a câmera digital ideal pra você
Nikon lança duas câmeras digital sem espelho
Nikon lança duas câmeras digital sem espelho
Velocidades do obturador
Velocidades do obturador
 camera Fotos e Fotos atualizado em 2015
fotosefotos.com
programador e webdesigner