Cadastre-se grátis e mande suas fotos

Fotos e fotos. O portal de imagens

Fundamentos da fotografia

Descubra quais são os fundamentos basicos da fotografia

Baixar esta imagem

rolagem esquerda                                 rolagem direita

Identifique o centro da imagem: Toda fotografia tem um centro de interesse. Este deve ser óbvio e identificado para qualquer pessoa que coloque os olhos na foto. Isso não quer dizer que o centro de interesse, seja o “objeto” localizado no centro da fotografia. Esta é a primeira regra para uma boa composição e a mais importante, pense e decida antes de disparar sua câmera e o que você realmente irá retratar. Foco nele!

Preencha o enquadramento (Full the frame): Caso você queira contar “algo” em uma foto, preencha a maior parte deste espaço com este “algo”,  convertendo-o no centro da atenção. É comum que ao retratar, você queira incluir todos os elementos presentes em sua fotografia, não caia nesta tentação, isso só fará que seu “objeto” focado perca força.

 Apoie nas linhas: As linhas são elementos importantes nas artes visuais e são responsáveis pelos contornos e formas. São através das linhas que dirigimos o olhar do espectador, de uma lado para o outro da foto. As linhas horizontais , verticais e diagonais são elementos compositivos que aportam significado as imagens. Há também outro tipo de linhas, que são especiais, as são as convergentes. São linhas paralelas que acabam devido ao efeito da distância, convergindo-se em um mesmo ponto. 

Trabalhe o fluxo: O fluxo é o modo em que o olhar do espectador “viaja” de uma lado ao outro na fotografia, mediante o uso das linhas. O fluxo cria a ilusão de movimento (ou ausência dele). As linhas diagonais são consideradas mais dinâmicas, enquanto as horizontais e verticais são mais estáticas. Um equilíbrio cuidadoso entre os elementos estáticos e dinâmicos, darão um sentido global de movimento as suas fotografias.

Brinque com a direção: A direção é similar ao fluxo e também cria a sensação de movimento. A direção na fotografia se pode criar de várias maneiras, por exemplo: uma pessoa parada na faixa de pedestre com a intenção de cruzar a rua. Mesmo que ela esteja estática, sem movimentos de braços e pernas, pode transmitir a sensação de movimento. Isso porque podemos imaginar que no segundo depois, ela estará cruzando a rua. Da mesma maneira que apenas a frente de um carro apareça na parte esquerda da fotografia, sabemos que a parte traseira aparecerá um segundo depois na parte direita da mesma.

Os elementos repetidos: A repetição de certos elementos, bexigas e pássaros voando por exemplo, dão o sentido de relação de distintas partes de uma imagem. Um bando de pássaros pode estar se movimentando em grupo no céu, definindo formas interessantes no ar e agregando informação sobre direção na fotografia. Em outra ocasião, pode estar aportando fatores psicológicos, como  o sentido de união e companheirismo.

As cores sempre dizem algo: Existem dois tipos de cores, as quentes e frias. O vermelho, laranja e amarelos fazem parte da gama quentes. As cores azul, verde e violeta fazem parte do grupo frio. As cores tem uma importância determinante na composição.  Não esqueça de prestar atenção ao contraste, que se define pela diferença de luminosidade entre as partes mais claras e escuras de sua fotografia.

Três elementos: Parece existir uma percepção para os números ímpares nas fotografias, em especial para os grupos de três elementos. Um único elemento pode transmitir solidão, com dois a fotografia pode ficar equilibrada demais e estática, e quatro elementos podem ficar difíceis de serem distribuídos. Três elementos é um número que intuitivamente é escolhido por fotógrafos como centro de interesse para uma imagem.

A regra dos terços: Consiste em dividir a imagem em três terços imaginários, horizontais e verticais. Os quatro pontos de intersecção destas linhas, fixam os pontos adequados para situar o ponto (s) de interesse na fotografia, distanciado-se do centro da fotografia.

O espaço negativo: Se consideram os espaços negativos, os grandes espaços vazios, normalmente branco ou preto dentro de uma fotografia, e geralmente situados nas laterais. O afastamento do elemento central da imagem, preenchendo o resto da fotografia com um espaço vazio, nos transmite a informação adicional de solidão, isolamento o calma à imagem.

3D- Frente e fundo: O conteúdo da frente e do fundo da imagem a ser retratada são importantes e ajudam nas composições de cores e linhas. Graças a abertura do diafragma, é possível controlar a profundidade de campo, que é que define a nitidez, ressaltando o ponto de interesse na foto.

Molduras naturais: Existem elementos que podem ajudar a colocar uma moldura em sua fotografia. Alguns destes elementos ficam claros em determinadas fotos, tampando parte da imagem e direcionando a atenção para o centro do elemento desejado. É comum a utilização de batentes de portas, janelas, árvores.... 

As curvas em “S”: As curvas em “s” ajudam bastante a compor sua fotografia e adicionar um toque de sensualidade, movimento e a direcionar a mirada do espectador. São elementos visuais presentes em estradas, caminhos, rios...

Fonte: Revista Fotomania

Veja milhares de fotos em alta definição de artistas como Descubra quais são os fundamentos basicos da fotografia e outras milhares de Fotos. Fotografias com alta definição para sua capa de Facebook, Youtube e outras redes sociais. Veja também nossa sessão de Fotos com PESSOAS E ARTES onde você encontrará fotos de artes do mundo inteiro e Foto de Pessoas conhecidas no mundo das artes.

Em nossa sessão de FOTOS DIVERTIDAS você encontrará muita diversão para seu lazer. Verá Fotos de animais brincando na grama, brincando com seus donos, fazendo muitas brincadeiras.

Temos também nossa área de FOTOS DE NOTÍCIAS veja as imagens e fotos das últimas notícias que aconteceram no Brasil e no mundo, através de nosso banco de imagens e fotos

O site www.fotosefotos.com foi considerado o maior banco de imagens, com mais de 60 mil fotos e imagens com diversas fotos do mundo e da internet.

Nossos Wallpapers são todos em HD, temos mais de 10mil Wallpapers em HD visite nossa categoria de Wallpapers e veja como irá se surpreender com a qualidade das imagens que selecionamos para vocês.



Camera  Fotos Relacionadas

Dicas para fazer um bom ensaio fotografico
A arte de fotografar
Macro
Resoluo
Medir a iluminao
Fotografia panormica
Dica rpida para melhorar sua iluminao
Ponto de vista
Dirigir um ensaio fotografico
Testando uma objetiva canon 100-400mm
Samsung amplia linha de cmeras conectadas no Brasil
FujiFilm apresenta nova Instax Mini 90 com design retr
AS cameras Canon T5i e Canon SL1 valem a pena?
Analisando os erros e acertos
Fotografia publicitaria
Como funcionam os histogramas
Leitura de imagem
Ruido nas fotos
Canon 17 55mm f 2 8 IS analise
Fotografias de texturas
Dicas de composio
Dez dicas para fotografar retratos
Fotografando pets
Dicas de equipamentos
Entenda melhor os modos da cmera
Lente 18-135mm f3.5-5.6 IS STM e lente EF 40mm f2.8 STM
Efeito retro de maneira simples
Revelando fotografias antigas
Objetiva nikon 600mm
Dicas para fotografar silhuetas
Fotografando instantaneas
A importncia da criatividade
Fotografando um book 15 anos
Existem regras para fotografar?
Fotografar recem nascidos
Como escolher uma cmera digital
Como escolher a câmera digital ideal pra você
Como escolher a câmera digital ideal pra você
Direcionar a luz em um modelo durante uma sessão de fotos
Direcionar a luz em um modelo durante uma sessão de fotos
Comprar no Paraguai
Comprar no Paraguai
Câmera digital Canon 5D mark III
Câmera digital Canon 5D mark III
 camera Fotos e Fotos atualizado em 2015
fotosefotos.com
programador e webdesigner