Cadastre-se grátis e mande suas fotos

Fotos e fotos. O portal de imagens

Como chegar ao parque estadual da Cantareira

Parque estadual da cantareira

Baixar esta imagem

rolagem esquerda                                 rolagem direita

Parque Estadual da cantareira-SP (Núcleo pedra grande).

Indo de Transporte publico

Fiz o trajeto de transporte publico,o caminho mais fácil é indo pelo metrô Santana,certamente este e o melhor caminho independente de onde você esteja pois o parque fica bem próximo de Santana,você pode pegar o metrô ou um ônibus para a estação Santana ou pegar o metrô e fazer algumas baldeações,se você tiver no cetro de são Paulo vá ate a estação sé e pegue o metrô em direção a Tucuruvi e desça em Santana,pegue o ônibus (1018-10  vila rosa e desça na Rua do horto № 799),fica bem pertinho eu gastei uns 20 minutos de ônibus,se você tiver duvida pergunte ao cobrador ou ao motorista do ônibus assim você não corre o risco de descer no lugar errado,o terminal de ônibus do metro Santana fica dentro da estação,basta você sair do metrô descer as escadas é andar uns 50 ou 100 metros.

Indo de carro

Como mencionado acima eu fui de transporte publico, mas você pode ir com seu carro, lá tem estacionamento pra milhares de carros, se você não conhece a região consulte os mapas ou utilize um GPS,o parque ficar bem próximo a estrada da Cantareira.

 

Logo na chegada tem um parque que você pode entrar sem pagar nada, o parque tem toda infraestrutura como banheiros públicos, restaurantes, parquinhos para as crianças brincar, ciclovias, campos de futebol, áreas para fazer piqueniques, lagos com muitos pássaros, capivaras, esquilos, ETC,subindo a direita como demonstra esta foto abaixo você terá acesso as trilhas mas antes tem que pagar um ingresso ,o valor não é nada absurdo o preço pode variar de 6 a 9 reais ,o dinheiro arrecadado com os ingressos serve para ajudar na manutenção do parque.

 Parque estadual da cantareira sãp paulo-SP

Área de lazer no parque da Cantareira

Lago no parque estadual da cantareiraTucano no parque estadual da cantareiraMartin pescador no parque estadual da cantareiraFamília de capivaras no parque estadual da CantareiraEsquilo no parque estadual da Cantareira

 

Acessando as trilhas,o acesso é feito somente através deste portão (como demonstrado na imagem abaixo).

Portão de acesso as trilhas do parque estadual da cantareira

 

Assim que você passar do portão encontrará estas placas com informações sobre as trilhas, entrando nesta trilha principal você terá acesso a todas as trilhas do parque.

Placa com informações sobre o parque da Cantareira

Placa com informações sobre as trilhas

 

O visitante que passar pelo local, além de vislumbrar atrativos naturais como a única espécie de pinheiro nativa do Brasil, samambaias gigantes e mais de 200 tipos de animais, vai conhecer mais sobre a história da região. O próprio nome “Cantareira” foi adotado por conta da grande presença de tropeiros entre os séculos XVI e XVII que guardavam seus cântaros de água em móveis chamados “cantareiras”. No final do século XIX foi construída uma bomba para ajudar a abastecer a cidade e hoje ela é um dos itens históricos do parque. A água é ainda um dos destaques do espaço, já que algumas trilhas passam por rios e cachoeiras.

O local é dividido em núcleos, sendo que quatro deles são abertos a visitação: Pedra Grande, Engordador , Águas Claras e Cabuçu. O Pedra Grande foi o primeiro a ser aberto ao público e hoje é um dos mais recomendados ao visitante comum. Sua infra-estrutura conta, inclusive, com anfiteatro. Possui cinco trilhas relativamente fáceis de serem percorridas e com seus maiores diferenciais explicitados nos nomes: Trilha Pedra Grande (9,6 Km), da Bica (1,5 Km), do Bugio (500 m) e das Figueiras (1 Km). Animais, principalmente macacos, podem ser vistos durante as caminhadas, além da paisagem exuberante. Outras ótimas atrações são o Lago das Carpas, que tem playground, e o Mirante da Pedra Grande, com 1.010 m de onde, em dias claros, é possível avistar a Serra do Mar.

O segundo núcleo aberto ao público foi o do Engordador. O espaço tem esse nome porque os tropeiros que vinham de Minas Gerais e Goiás paravam na região para que o gado se recuperasse da viagem desgastante e pudesse ser comercializado numa feira que existia na época, onde hoje é a região da Luz. Neste núcleo é possível percorrer as trilhas da Cachoeira (3 Km), do Macuco (650 m), Cachoeira (3,4 Km) e de Mountain Bike (4 Km). Tem também o Centro de Visitantes, onde se pode ver bugios, lagartos e diversos pássaros empalhados, o Viveiro de Produção de Mudas e a Represa do Engordador.

Placa com informações sobre trilhas

O Núcleo das Águas Claras também pode receber visitantes e tem as trilhas Samambaia-Açu (1,5 Km), das Águas (500 m) e a da Suçuarana (1,9 Km), que faz ligação com o Núcleo da Pedra Grande. O mais novo é o do Cabuçu, que tem quatro trilhas: Jaguatirica (1 Km), Tapiti (250 m), Sagüi (730 m), Cachoeira (5,2 Km).

 

A trilha principal e asfaltada do começo ate o fim,na verdade é uma estrada que da pra passar um carro,mas somente os funcionários do parque podem circular com veículos pra fazer manutenção ou socorrer alguém em caso de emergência!

Trilha principal do parque da cantareira

As outras trilhas são de terra ou cascalho, as trilhas longas são largas é da pra passar um carro,as trilhas menores são bem estreita da pra passar somente uma pessoa por vez.

Trilha de terra no parque estadual da cantareiraTrilha de terra no parque estadual da cantareira

 

As trilhas são longas com muitas subidas íngremes, na parte superior do parque onde fica as trilhas não tem água potável, somente no topo perto da pedra grande tem banheiros e alguns pontos de observação e água adequada para consumo, então recomendo que você leve pelo menos uns 2 litros de água,eu foi sozinho levei um energético e 3 garrafinhas de água de meio litro cada,foi o suficiente para meu consumo pois senti muita sede por causa da caminhada

Segurança no parque

Durante o trajeto encontrei vários guardas florestal de moto patrulhando a área, também este tipo de ambiente e frequentado por pessoas que gostam de fazer caminhadas e trilhas,encontrei muitos orientais e pessoas de bom nível social,certamente os mal elementos não gosta de ficar andando a pé e subindo ladeiras,mas se você for com equipamentos fotográficos  muito caros e sofisticado não custa nada tomar cuidado pois por se tratar de uma área de mato existe a possibilidade de ter algum indivíduo escondido ou fugindo da policia,meu kit de trabalho com 2 câmeras,3 objetivas e alguns acessórios custa em media 25 mil então se você for um fotografo profissional e tiver com equipamentos semelhante é bom tomar cuidado pois objetivas grandes chamam muito atenção.

O que são proibidos

São proibidos a entrada de animais de estimação, usar fogo, soltar balões ou algo do gênero

Horário de funcionamento

O parque de acesso livre que fica na parte de baixo funciona de terça a domingo das 6 às 18 horas,já o parque que da acesso as trilhas funcionam somente das 8 às 17 horas.

Vista da pedra grande que fica no topo do parque.

São Paulo visto da pedra grande no parque estadual da Cantareira

São Paulo visto da pedra grande no parque estadual da Cantareira, foto  feita com objetiva de 400mm

Vale lembrar que a entrada principal (núcleo pedra grande) fica no município de são Paulo na Rua do Horto altura do № 799,o acesso as trilhas fica também na rua do Horto № 1799.

 

Logo abaixo você encontra mais informações sobre o acesso através de outros municípios

Localizado entre a zona norte de São Paulo e as cidades de Mairiporã, Caieiras e Guarulhos,o Parque Estadual da Cantareira possui uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo dentro de uma região metropolitana. Seus 7,9 mil hectares são formados por remanescentes da Mata Atlântica, o que equivale a aproximadamente a 8 mil campos de futebol,o Parque Estadual da Cantareira possui uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo dentro de uma região metropolitana.

Seus 7,9 mil hectares são formados por remanescentes da Mata Atlântica, o que equivale a aproximadamente 8 mil campos de futebol em tamanho.Trata-se de um fragmento com cerca de 5% da mata original da Serra. Na cidade de Guarulhos temos a entrada para o núcleo Cabuçu.Inúmeras espécies animais podem ser vistas no parque A Unidade de Conservação de Proteção integral foi criada por decreto em 1963,para garantir a preservação do patrimônio ecológico pertencente ao Cinturão Verde do Estado. É gerenciada pelo Instituto Florestal, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente. Além da mata, o parque protege mananciais como as Represas do Engordador, Barrocada e Cabuçu,e diversas espécies animais ameaçadas de extinção, entre elas o bugio, o gato-do-mato, a jaguatirica, o macuco, o gavião-pomba,o jacuguaçu e o bacurau-tesoura-grande. Resguarda ainda espécies vegetais nessa condição, como a imbuia,a canela-preta e a canela-sassafrás. O Parque Estadual da Cantareira dispõe de 90,5 quilômetros de perímetro e diversos tipos de uso do solo em seu entorno,como sítios, chácaras de recreio, condomínios de alto padrão, pedreiras, áreas densamente urbanizadas e terrenos com mata nativa.Entre os quatro núcleos de visitação, dois estão localizados na capital de SP, um em Guarulhos e outro em Mairiporã.

Todos oferecem infra-estrutura de portaria, sanitários, áreas para piquenique,audiovisual e trilhas, entre outros. São abertos ao público todos os dias menos as segundas-feiras, das 8 às 17 horas.É cobrado ingresso de veículos e pessoas,mas em valores baixos. Crianças até dez anos e pessoas com 60 anos ou mais não pagam.

Núcleo Cabuçu em Guarulhos Fica na antiga Estrada do Cabuçu, 2.691 – Atual Av. Pedro de Souza Lopes, próx. nª1128,ficando a entrada do parque muito próximo da Praça Roberto Silva, em Guarulhos.

Cuidado com a utilização de GPS para chegar ao local. Para quem vem de São Paulo, o acesso pode ser pela Rodovia Fernão Dias até a Casa de David (quilômetro 80 sentido SP-BH).Seguir pela Estrada da Barrocada até a antiga Estrada do Cabuçu (Av. Pedro de Souza Lopes) e seguir até a entrada do parque,que fica em uma curva da avenida assim que passa a praça Roberto Silva.

Já quem está em Guarulhos ou mesmo quem vem de SP e não quer utilizar o caminho pela Fernão Dias,pode seguir em direção à Vila Rio de Janeiro seguindo as placas que orientam para o cemitério Vila Rio.Segue-se pela avenida passando pelo cemitério e vá em frente (alguns km) seguindo até o término da avenida,que é justamente na Av. Pedro de Souza Lopes. Entrar à direita e seguir até a entrada do parque. Já as demais entradas do parque ficam na zona norte de São Paulo e na divisa do município de Mairiporã.

Núcleo Águas Claras:Av. José Ermínio de Moraes (s/n) -> Um pouco antes do “portal da serra” que divide São Paulo de Mairiporã.

Núcleo Engordador: Av. Cel. Sezefredo Fagundes, 19.100 (melhor acessar pela Rod. Fernão Dias no acesso à avenida) Na verdade a entrada do núcleo fica numa rua que sai dessa avenida,cuja rua no entanto está em péssimo estado e com diversas casas que foram construídas de modo ilegal ocupando áreas verdes,dificultando inclusive o acesso de veículos pois a rua ficou estreita e muita gente fica até com medo de entrar.

Veja milhares de fotos em alta definição de artistas como Parque estadual da cantareira e outras milhares de Fotos. Fotografias com alta definição para sua capa de Facebook, Youtube e outras redes sociais. Veja também nossa sessão de Fotos com PESSOAS E ARTES onde você encontrará fotos de artes do mundo inteiro e Foto de Pessoas conhecidas no mundo das artes.

Em nossa sessão de FOTOS DIVERTIDAS você encontrará muita diversão para seu lazer. Verá Fotos de animais brincando na grama, brincando com seus donos, fazendo muitas brincadeiras.

Temos também nossa área de FOTOS DE NOTÍCIAS veja as imagens e fotos das últimas notícias que aconteceram no Brasil e no mundo, através de nosso banco de imagens e fotos

O site www.fotosefotos.com foi considerado o maior banco de imagens, com mais de 60 mil fotos e imagens com diversas fotos do mundo e da internet.

Nossos Wallpapers são todos em HD, temos mais de 10mil Wallpapers em HD visite nossa categoria de Wallpapers e veja como irá se surpreender com a qualidade das imagens que selecionamos para vocês.



Camera  Fotos Relacionadas

Parque ecologico do tiete
Dunas
Lugares bonitos
Matterhorn Stellisee Valais Sua
Foz do iguau
Lugares bonitos
Parque estadual da cantareira
Foz do iguau
Lugares bonitos
Estados unidos
Lugares bonitos
Deserto
Lugares bonitos
Vienna ustria
Bahamas
Niagara canada
Israel
Lugares bonitos
California
Praia de areia branca
Paris iluminada na horizontal
Banff Alberta
Rio uaups
Lugares bonitos
Lugares bonitos
Lugares bonitos
Argentina
Nacional Parque Arizona
Londres visto do satelite
Niagara falls canada
Niagara canada
Rio de janeiro
ltalia
Praia
Lugares lindos
Parque da cantareira
Como escolher uma lente fotográfica
Como escolher uma lente fotográfica
Sensibilidade ISO
Sensibilidade ISO
Conheça a Nikon D800 a câmera de 36 megapixels
Conheça a Nikon D800 a câmera de 36 megapixels
Nossos parceiros e patrocinadores
Nossos parceiros e patrocinadores
 camera Fotos e Fotos atualizado em 2015
fotosefotos.com
programador e webdesigner