Seguir @fotosefotos1
   
Dica de Fotografia Deposito de fotos Piadas dos Gatos
 
D. de fotos cadastre-se grátis
Lentes indispensáveis para sua DSLR - 26780
                               

Click para Download de Lentes indispensáveis para sua DSLR
As melhores lentes para sua DSLR

Isto aqui serve para as pessoas que compraram ou querem comprar uma DSLR básica e não entendem muito sobre as lentes intercambiáveis. Você vai mesmo comprar aquela lente extra? Trata-se de um guia para iniciantes crescerem e tornarem-se fotógrafos, de preferência sem ir à bancarrota.

As melhores lentes para sua DSLR

Não importa a marca da câmera que você comprou – se for uma DSLR básica, ela provavelmente lhe foi oferecida junto com uma lente do kit 18-55mm. Eu espero que você tenha comprado a tal lente no pacote porque, independente do que você tenha comprado, esta lente é barata e vale muito a pena. Sim, de todas as lentes descritas aqui, esta lente do kit é a número um.

Como a maior parte das coisas compradas em pacotes, sai mais barato do que comprar o corpo da câmera e a lente separadamente e a maioria dos especialistas concorda que uma 18-55mm é de fato a lente perfeita para a maior parte das necessidades fotográficas imediatas, apresentando tanto um ângulo decentemente amplo quanto a capacidade de aproximar bastante a imagem em objetos distantes.

Para conseguir escrever isso aqui eu chamei especialistas da Canon, Nikon e Sigma, fabricantes que oferecem lentes à parte para a maioria das DSLRs. Eu podia ter chamado especialistas mas logo de cara o conselho que me deram era consistente e bem claro: quem realmente se interessar pela sua câmera deve investir em uma lente teleobjetiva, seguida da rápida lente “normal”, que você pode vir a chamar de lente retrato.

Tendo a rapidez em mente, eu não poderia falar muito sobre a anatomia das lentes, mas há alguns atributos chave que você precisa saber para ler todas as características de lentes: distância focal e abertura.

Na maioria dos casos, as categorias de lentes diferem pela distância focal, ou seja, quão perto aparece o objeto, indicado em milímetros. O equivalente pro olho humano é entre 30mm e 50mm. Uma lente teleobjetiva, que aproxima coisas que estejam distantes, pode vir até 500mm. Uma lente grande-angular, que faz com que objetos próximos aparentem estar mais distantes, pode ter 10mm – e menos ainda se você quiser aquele look bulboso estilo olho-de-peixe. Uma lente “zoom” simplesmente significa que ela possui distância focal variável – por exemplo, a sua lente do kit, que pode atingir qualquer distância entre 18mm e 55mm.

As melhores lentes para sua DSLR

Como as câmeras básicas possuem sensores menores (APS-C) que as câmeras profissionais de 35mm de quadro completo, todo mundo faz dois conjuntos de lentes. Geralmente, todas as lentes funcionam nas câmeras iniciantes, mas as lentes iniciantes não funcionam em câmeras profissionais. Se você ficar com lentes iniciantes mesmo (ou seja, Nikon DX, Canon EF-S, Sony DT, Pentax DA, Sigma DC e Tamron Di II), você não precisará se estressar, mas se você quiser comprar uma lente profissional, ou pelo menos ter alguma pra brincar de vez em quando, tenha em mente que você precisa multiplicar a distância focal por mais ou menos 1,5 para obter a distância focal equivalente para a sua câmera. Uma lente profissional de 50mm na verdade é uma lente de 75mm para o seu modelo de iniciante. E por que eu estou dizendo isso pra você? Porque há umas lentes de nível profissional novas e usadas por aí a preços muito bons.

Em um caso que veremos abaixo, o que distingue as lentes é a faixa de abertura. A abertura é o orifício que permite a entrada de luz e é medida pelo f-stop. Uma abertura maior significa mais luz entrando, dando a você mais chance de tirar fotos melhores em ambientes fechados ou em cenários com baixa luminosidade. Uma abertura mais estreita permite a entrada de menos luz. O dilema está no fato de que uma abertura mais ampla não consegue focar em tantas coisas que estejam em diferentes distâncias – diz-se que ela tem uma “profundidade de campo rasa”. O seu objetivo principal fica claro, mas o fundo fica borrado – o que pode ser artístico em muitos casos, mas incômodo em outros. Quando você diminui a abertura, você capta com nitidez mais elementos, mas só se houver luz o suficiente. A abertura ampla de uma lente “rápida” sempre pode ser estreitada, mas não há como uma lente “lenta” com uma abertura mais estreita se expandir para captar mais luz.

As melhores lentes para sua DSLR

E, como se isto já não fosse complicado o suficiente, saca só: a f-stop é uma fração e o número a que se refere fica na parte do denominador, ou seja, se for baixo (f/1,4), a abertura é ampla, e se for alto (f/6,0), a abertura é estreita. Tendeu? Lentes de zoom a preços de iniciantes tendem a ter valores variáveis de f-stop, aberturas que ficam mais estreitas e que necessitam de mais luz conforme você aproxima a imagem.

As lentes em muitos aspectos são avaliadas pelo seu alcance, pela sua capacidade de aproximar elementos distantes para o sensor da sua câmera. “O cliente low-end, aquele que usará a sua DSLR apenas de vez em quando, diz que quer tirar uma foto da Lua, ou de animais no zoológico, ou de crianças jogando futebol”, diz Dave Metz, um especialista em lentes da Sigma. Mesmo quando aquela lente do kit é configurada no máximo, ela só lhe dá 55mm de distância focal, que é o motivo pelo qual a maioria dos fabricantes de DSLRs já tem uma lente bem carinha de 55-200mm de prontidão pra você. Os preços variam entre 120 e 250 dólares lá fora e geralmente é a compra mais fácil de se fazer.

Outra lente zoom teleobjetiva que você verá é a 18-200mm, que pode vir a custar qualquer coisa entre 350 e 600 dólares. Este é um preço bem salgado pra se pagar só pra que você não precise trocar de lente entre as diferentes tomadas e, falando em sentido geral, quanto maior a faixa de distância focal, mais é cortado no desempenho. Esta lente é dispensável.

As melhores lentes para sua DSLR

Se você estiver se sentindo meio animado, tanto Metz quanto Steve Heiner, o guru de marketing da Nikon, sugerem uma lente 70-300mm. O modelo da Sigma fica por menos de 200 dólares, o modelo mais recente da Nikon, com estabilização de imagem embutida, fica por pouco mais de 500 dólares, e tem lentes 70-300mm para todas as demais na faixa entre 130 e 850 dólares, todas com valores variáveis de f-stop de f/4,0-5,6 ou f/4,5-5,6. E o que é melhor é que estas lentes têm especificações para câmeras de nível profissional de quadro completo, então elas têm um zoom excepcional na sua câmera iniciante, mais ou menos como se fosse 105-450mm. Ei, nem pense muito a respeito, apenas curta.

Por mais que você aproveite bastante uma lente zoom, ela não lhe ensina muito, exceto talvez como compor uma imagem sem cortar. Pessoalmente, aprendi muitíssimo mais sobre fotografia quando comecei a brincar com lentes f/1,8 50mm. Estas são chamadas de lentes “normais” porque, diz Heiner, “era tudo o que você conseguia obter com uma câmera nos anos 50 e 60”. De fato, ele brinca que apesar de os mais jovens estarem fotografando com esta lente relativamente barata (100 a 150 dólares), ele e o pessoal da sua geração “mal podiam esperar pra se livrarem dela” quando as lentes zoom começaram a chegar ao mercado.

E o que ela faz? Como uma lente “rápida”, ela tira fotos muito bem sob baixa luminosidade. Mantenha a abertura ampla, chegue perto do seu objetivo e saia clicando. Você verá partes dos seus rostos nitidamente definidos enquanto outras partes são suavemente borradas. Reduza um pouquinho a abertura e toda a cabeça do seu objetivo fica clara, enquanto o fundo fica suavizado e tranquilo, mesmo que seja uma esquina de São Paulo na hora do rush. E o que ela não faz? Ela não tem zoom e, como ela geralmente é indicada para câmeras profissionais, é aproximadamente equivalente a uma 75mm de uma DSLR básica – que é basicamente a distância focal preferida para tomadas em retrato – então você com frequência precisa dar um passo pra trás para conseguir uma tomada decente.

As melhores lentes para sua DSLR

As alternativas às lentes baratas f/1,8 são as ainda mais velozes, a f/1,4 (300 a 500 dólares) ou uma 30mm ou 35mm que dá a câmeras básicas mais ainda da perspectiva “normal” – ou seja, o que você pode ver.

Neste ponto, além do custo original da sua câmera, você terá gastado menos de 500 dólares e terá acrescentado imensurável funcionalidade e toque artístico a ela. Você pode parar por aqui e não será julgado por isso. Mas, se você quiser, eu posso explicar pra você duas outras lentes que deixarão você de cabelo em pé.

Aquela lente do kit lhe permite até 18mm de amplidão, o que é suficiente para você ficar no canto de um quarto e tirar uma foto de praticamente qualquer coisa rolando naquele quarto. Mas, e se você não estiver no canto? A mesma manobra do destino que faz com que lentes teleobjetiva de nível profissional tenham um zoom ainda mais potente na sua DSLR básica faz com que os ângulos amplos sejam mais difíceis – ou pelo menos mais caros – de se obter.

E por quê? O filme é plano, então a luz pode entrar por praticamente qualquer ângulo e o filme registrará a maior parte. Mas os pixels do sensor da câmera são côncavos e não se dão muito bem com a luz que vem das laterais. “Pense nos pixels como pequenos copos d’água”, diz Dave Metz da Sigma. “Você pode enchê-los com água despejando com uma jarra por cima, mas tente disparar pelo lado com uma mangueira de jardim e ela espalhará pra tudo quanto é lado”. Uma teleobjetiva, por definição, puxa a luz vindo diretamente pela frente dela, enquanto uma grande-angular, por definição, atrai a luz das laterais também. Por isso a dificuldade e o custo extra.

Mas, se você tiver o cacife, é consenso entre os meus especialistas que você deve pegar uma lente zoom super grande-angular (10-24mm, 10-22mm ou 10-20mm). Só tenha muito cuidado para que seja uma feita especificamente para DSLRs básicas, com as designações arcanas que mencionei na seção “Classificação de Lentes”. A Nikon vende a sua por 809 dólares, enquanto a Canon está em torno de 730 dólares. A Tamron e a Sigma as fazem para a Canon e Nikon por pouco menos de 500 dólares.

E a recompensa estética? Nas palavras do Metz, “tenho certeza de que você já viu uma bela montanha; à frente há lindas florzinhas. Como elas ficam muito próximas, elas ficam fora de perspectiva. Você efetivamente estaria ampliando as flores”. Ele também indica que é a melhor maneira de se certificar de que todas as tias e os tios vão sair no retrato da família ao tirar a foto da mesa da ceia de Natal.

As melhores lentes para sua DSLR

O ponto final do nosso levantamento das lentes é a lente macro – ou bicho enorme peludo. “Quando eu tento mostrar às pessoas a fotografia em macro, elas dizem ‘o que é isso?!?’”, diz Lisette Ranga, uma especialista de marketing da Canon, “mas quando elas olham pelo visor e vêem quão próximo você consegue chegar, elas entendem”. Apesar de eu não entender o porquê das pessoas gostarem tanto de tirar fotos de insetos e flores, eu sou uma vítima da vontade louca de experimentar também. Apesar de algumas serem 50mm por em torno disso, muitas macros são lentes teleobjetivas. O ideal, ao que parece, é tirar fotos próximas daquilo que você não quer nem chegar perto – aquele que tirar fotografar menos cobras e escorpiões é a mulher do padre!

Então, o que você deve procurar? Geralmente, lentes macro têm abertura fixa de f/2,8 (às vezes f/2,5). A Sigma tem cinco lentes, variando de 50mm (300 dólares) a 180mm (900 dólares), todas fixas, além de algumas zoom como as que eu pessoalmente quero experimentar, a 24-70mm (570 dólares, ótimo preço perto das equivalentes da Canon ou Nikon de mais de 1000 dólares). O que é legal é que, quando você não estiver fotografando escorpiões (ou selos, ou moedas, ou documentos), você pode usar estas belezinhas para retratos e outras fotos “normais”, mas com uma resolução tão nítida que alguns recomendam até um pouco de suavização digital.

E aí está: acrescentar estas duas últimas lentes mais do que dobra o seu investimento e com um retorno reduzido. Isso é o que você compraria logo em seguida, mas, para a maior parte de vocês, não é o que você deveria estar comprando.

As melhores lentes para sua DSLR

Apesar de alguns leitores provavelmente já terem desistido de ler isso daqui há um bom tempo, eu tentei de todas as maneiras manter o texto claro e fluido. Ao fazer isso, eu pulei um bocado de tópicos legais, incluindo estabilização de imagem e compatibilidade de lentes.

A Canon e a Nikon atualmente falam mal pra burro das lentes estabilizadoras de imagem, sendo o motivo principal o fato de suas câmeras não terem estabilização de imagem embutida como a Sony, Pentax e Olympus. Apesar de a estabilização de imagem importar sim, a sua localização aparentemente não importa muito. O consenso pela Internet é que é um saco ter que comprar estabilização de imagem repetidas vezes nas lentes e, pelo que pude ver, há um nítido acréscimo de custo comprando as lentes à la carte. Mesmo assim, há um bônus por comprar da Nikon e Canon porque elas são sempre as que mais vendem e as que recebem as melhores reviews, então não existe certo ou errado. É apenas algo a se buscar quando estiver comprando lentes e a se discutir com os seus amigos por câmeras.

O principal motivo pelo qual a Canon e a Nikon não têm estabilização de imagem nas suas câmeras é que as tecnologias de câmera são de antes da revolução digital e era mais difícil fazer isso com filme. A compensação é a seguinte: as lentes antigas das câmeras de filme da Canon e da Nikon funcionam nas suas respectivas câmeras digitais novas. Para a Canon, é o padrão EF, que é de 1987. Se a lente diz EF nela, vai funcionar. Se disser EF-S, foi especificamente feita para DSLRs básicas e não funcionará nos modelos profissionais mais caros. Se você puser uma lente EF em uma câmera que geralmente aceita lentes EF-S, lembre-se de multiplicar por 1,6 para descobrir a verdadeira distância focal.

As melhores lentes para sua DSLR

Para a Nikon, é um pouquinho mais estranho: qualquer lente de armação F desde 1959 encaixará na câmera, mas somente as lentes com a denominação AF-S definitivamente funcionarão com as classes D40/D60/D90/D3000/D5000 de DSLRs básicas. Se a lente não disser “DX” nela, multiplique a distância focal por 1,5 para saber o valor real. Se o seu pai lhe entregar uma sacola cheia de lentes Nikon, aceite-as de bom grado e experimente-as todas, mas esteja preparado para resultados esquisitos ou, no mínimo, uma repentina ausência de foco automático e medição automática.

Quero deixar vocês com um último pomo de discórdia: a qualidade das lentes. Eu reconheço ter feito muitas sugestões que mais parecem recomendações do tipo “vai lá e compra logo essa joça”. Eu realmente acredito que comprar novas lentes com um orçamento apertado é uma boa maneira de expandir seus horizontes como fotógrafo, mas isto aqui não é um “guia de compra”.

Muitos entusiastas por fotografia acreditam que comprar uma lente barata pra enfiar na câmera é como comprar um preservativo usado para enfim, vamos poupá-los desta imagem. Mas o ponto é que certamente há um motivo para lentes zoom super grande-angular de marcas desconhecidas custarem a metade das versões de grandes nomes, assim como há um motivo para a 50mm f/1,4 da Canon custar praticamente o quádruplo da sua 50mm f/1,8.

   

 

  Fotos Relacionadas
Aprenda a limpar o sensor da câmera
Fotografia panorâmica
Patrocinador
Os desafios das fotografias simples
 Lançamento-câmera digital Nikon D3S
Software cria modelos tridimensionais usando uma fotografia
Fotografia aérea
Capturar e armazenar a imagem
Qual é o custo de ser fotógrafo?
Fotografar flores silvestres
A importância da criatividade
Gerenciamento de cores e espaços de cores
Utilizar o parasol
Faça seu propio mini estudio de mesa
Velocidade do obturador
A melhor lente para fotografia de rua
Flash criativo existe?
Leitura de imagem
É fácil obter lucro com fotos?
Tecnicas profissionais de iluminação
Dica para o lightroom
Descubra o que é sharpness
Câmera boa ou lente boa?
Monte seu estudio profissional
Arquitetura
Nikon lança a AW1
Como fotografar uma teia de aranha
    Comentários


Ganhe dinheiro com suas fotos


© Copyright 2011 - fotosefotos.com - Todos os direitos reservados - Copia proibida   Created by