Cadastre-se grátis e mande suas fotos

Fotos e fotos. O portal de imagens

Cidade de estocolmo

Capital da suécia

Capital da suécia
rolagem esquerda                                 rolagem direita

Baixar esta imagem

Capital da suécia

Estocolmo (em sueco Stockholm; pronuncia-se AFI: [stɔkːɔlm]) é a capital e maior cidade da Suécia. É a sede do governo sueco, representado na figura do Riksdag, parlamento nacional do país, além de ser a residência oficial dos membros da monarcarquia sueca. Em 2008, a área metropolitana de Estocolmo era o lar de cerca de 21% da população da Suécia e contribuia com mais de 1/3 do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Segundo dados de 2010, a cidade de Estocolmo propriamente dita tinha uma população de 807 311 habitantes, enquanto que a área urbana (em sueco tätort) tinha cerca de 1,3 milhão de moradores, e sua região metropolitana, a maior aglomeração urbana do país, que engloba as demais cidades periféricas ou próximas de Estocolmo, além dela própria, cerca de 2 milhões.

Estocolmo é o maior e mais importante centro urbano, cultural, político, financeiro, comercial e administrativo da Suécia desde o século XIII. Sua localização estratégica sobre 14 ilhas no centro-sul da costa leste da Suécia, ao longo do lago Mälaren, tem sido historicamente importante. Uma vez que a capital sueca está situada sobre ilhas conhecidas por sua beleza, a cidade é destino de turistas de todo o mundo, tendo sido apelidada nos últimos anos de "Veneza do Norte". Estocolmo é conhecida pelos seus edifícios e monumentos extremamente bem preservados, por seus arborizados parques, por sua riquíssima vida cultural e gastronômica, e pela gigantesca qualidade de vida que oferece à seus moradores. Há décadas, Estocolmo figura como uma das cidades mais visitadas dos países nórdicos, com mais de um milhão de turistas internacionais anualmente.

Além de ser uma grande cidade com uma vida cultural ativa, Estocolmo, enquanto capital, também abriga várias das instituições culturais da Suécia, incluindo teatros, ópera e museus. Há dois prédios que são classificados como Patrimônio Cultural da Humanidade, de acordo com a UNESCO, em Estocolmo: o Palácio Drottningholm e o Skogskyrkogården. Estocolmo foi a Capital Europeia da Cultura em 1998. A escolha da cidade provém da qualidade de vida, que é uma das melhores do mundo.

A cidade de Estocolmo está muito ligada à literatura. Alguns dos melhores poetas e escritores suecos nascerem e viveram na cidade que desde cedo revelou ser um centro de cultura importante no país, a par da cidade de Gotemburgo. Alguns dos mais famosos autores ligados a Estocolmo incluem o poeta e compositor Carl Michael Bellman (1740 – 1795), o novelista Hjalmar Söderberg (1869 – 1941), e o também novelista e dramaturgo August Strindberg (1849 – 1912), cuja obra intitulada A Menina Júlia, de 1888, é considerada uma importante obra da literatura mundial. Outros autores com notável herança cultural na cidade foram Eyvind Johnson (1900 – 1976), laureado com o Prémio Nobel de Literatura e ainda o popular poeta e compositor Evert Taube (1890 – 1976). O novelista Per Anders Fogelström (1917 – 1998) escreveu uma série popular de novelas históricas que retratam a vida de Estocolmo entre o século XIX e meados do século XX.

O santo padroeiro da cidade é o lendário rei da Suécia Santo Érico, comemorado no dia 18 de maio.

A parte mais antiga da cidade é Gamla Stan, edificada numa das pequenas ilhas do centro de Estocolmo; é um dos mais antigos locais habitados da cidade, apresentando ainda uma disposição das ruas que faz lembrar uma cidade medieval. Alguns dos edifícios mais conhecidos nessa zona da cidade são a grande Igreja Alemã (Tyska kyrkan) e várias mansões e palácios, tais como o Riddarhuset (Casa dos Nobres), o Palácio Bonde, o Palácio Tessin ou o Palácio Oxenstierna. O mais antigo edifício é o Riddarholmskyrkan, uma igreja sepulcral do final do século XIII. Em 1697, um incêndio destruiu o castelo medieval original da cidade de Estocolmo, dando lugar ao actual Palácio de Estocolmo, construído em estilo barroco, bem ao gosto da época. A Catedral Storkyrkan, sede episcopal de Estocolmo, está situada perto desse local, tendo sido edificada no século XIII, resistindo ao incêndio. Apesar de ser de uma época medieval, o seu exterior é barroco, feito no século XVIII.

No início do século XV, a cidade expandiu-se. Alguns dos pequenos edifícios desta era podem ser ainda vistos em Södermalm. Durante o século XIX, a indústria apoderou-se da cidade fazendo com que houvesse um crescimento exponencial da população, e aliado a esse facto uma explosão do sector imobiliário. A cidade expandiu-se rapidamente, com planos e arquitectura inspirados em grandes cidades do continente, tais como Berlim e Viena. Algumas obras notáveis surgiram nesse período, tanto devido a investimentos públicos, tal como a Ópera Real Sueca, ou privados, tal como muitas habitações de luxo que apareceram em Strandvägen.

No século XX, uma onda nacionalista fez desenvolver um novo estilo arquitectónico sueco, inspirado pelo passado medieval e renascentista, com influências do estilo Arte Nova. Uma marca arquitectónica incontornável dessa vaga em Estocolmo é o edifício da Câmara Municipal de Estocolmo, construído em 1911 – 1923 e desenhado pelo arquitecto Ragnar Östberg. Outras obras notáveis dessa época são a Biblioteca Pública de Estocolmo e o cemitério-parque Skogskyrkogården

O Modernismo caracterizou o estilo da Exposição de Estocolmo de 1930 e o desenvolvimento da cidade à medida que crescia nessa década. Surgiram novas áreas residenciais com o desenvolvimento em Gärdet enquanto que o crescimento industrial se dava em instalações como as da Kooperativa Förbundet (KF) em Kvarnholmen, na comuna de Nacka. Na década de 1950, o desenvolvimento suburbano entrou numa nova fase com a introdução do metro de Estocolmo. As construções modernistas de Vällingby e Farsta foram muito apreciadas internacionalmente. Na década seguinte o desenvolvimento suburbano continuou, mas com uma estética mais virada para a construção em altura, através de grandes os blocos de apartamentos pré-fabricados, tendo estes recebido inúmeras críticas.

Ao mesmo tempo que se dava este desenvolvimento, algumas áreas mais centrais foram objecto de intervenções pontuais. Exemplo disso é a praça de Sergels Torg, com as suas torres de escritórios da década de 1960, seguida pela abertura de grandes zonas para deixar espaço para novos projectos. Os edifícios mais notáveis desta época são o conjunto da Casa da Cultura, Teatro da Cidade e Banco Nacional em Sergels Torg, da autoria do arquitecto Peter Celsing.

Na década de 1980, a corrente modernista, que até então tinha sido cegamente seguida por arquitectos e projectistas, começou a ser questionada. Esse descontentamento estético resultou na execução de alguns projectos de arquitectura dos quais se destacam os subúrbios da zona de Skarpnäck. Na década que se seguiu a ideia de ruptura com o anterior estilo modernista continuou a ser aplicada em algumas zonas industriais já devolutas em locais mais centrais da cidade, dando lugar a novas áreas em Hammarby Sjöstad. O município foi apontado como um bom exemplo de preservação da beleza da cidade.

Estocolmo tem mais de uma centena de espaços museológicos, sendo uma das cidades com maior densidade de espaços deste tipo, e são visitados por milhões de pessoas todos os anos. Um dos mais importantes museus da cidade é o Museu Nacional, com uma grande colecção de arte sueca: 16 000 quadros e 30 000 objectos de arte. A colecção data dos tempos de Gustav Vasa no século XVI, e tem sido aumentada com obras de artistas estrangeiros como Rembrandt ou Antoine Watteau, mas é também uma parte da herança cultural sueca, com obras de Alexander Roslin, Anders Zorn, Johan Tobias Sergel, Carl Larsson, Carl Fredrik Hill e Ernst Josephson.

Outro grande museu em Estocolmo é o Museu de Arte Moderna (Moderna Museet) que contém obras de artistas do século XX tais como Picasso ou Salvador Dalí. O Skansen é um museu ao ar livre, situado em Djurgården, dedicado à vida e cultura sueca; inclui um jardim zoológico. O Museu do Vasa é um espaço dedicado ao Vasa, um navio de guerra sueco construído e naufragado em 1628. O Museu Nórdico foi dedicado à arte e design da Escandinávia.

O Museu da Cidade de Estocolmo (Stockholms stadsmuseum), que tal como o nome indica é dedicado à cidade e aos seus habitantes possuindo uma vasta colecção de documentos que relatam a vida de Estocolmo; o Museu Medieval de Estocolmo (Medeltidsmuseet) complementa o anterior contendo no seu interior ruínas da era medieval, tais como as muralhas da cidade no século XVI; actualmente permanece encerrado devido a obras de requalificação de algumas das ruínas que nele estão inseridas tais como a ponte Norrbro.

Outros museus de grande interesse na cidade são o Museu Nacional de Ciência e Tecnologia (Tekniska museet) dedicado às tecnologias tendo sido criado pela Academia de Ciências da Engenharia Sueca (Ingenjörsvetenskapsakademien - IVA) e o Museu Nacional Marítimo (Sjöhistoriska museet) que exibe uma enorme colecção relativa à história marítima sueca para além de proporcionar uma excelente vista sobre a baía de Djurgårdsbrunnsviken. Há ainda o Museu Biológico dedicado à flora e fauna da Suécia e o Aquaria que recria diversos ambientes marinhos, desde os mares do norte até aos mares tropicais repletos de corais e animais exóticos. O Museu Nobel é dedicado ao engenheiro Alfred Nobel notorizado pela fundação que criou, que todos os anos recompensa as personalidades que mais se destacaram em diversas áreas das Ciências e Artes. Também se pode encontrar em Estocolmo o Museu da História de Vinho e Licores e o Millesgården (a casa do escultor Carl Milles) entre muitos outros.

A cidade está repleta de teatros de grande categoria, dos quais se podem destacar o Teatro Dramático Real (Kungliga Dramatiska Teatern), um dos mais reconhecidos a nível europeu, e a Ópera Real Sueca (Kungliga Operan), inaugurado em 1773.

Outros teatros notáveis da cidade são o Teatro da Cidade de Estocolmo (Stockholms stadsteater), um dos mais concorridos da cidade superado apenas pelo Teatro Real de Drama, a Ópera Popular (Folkoperan) construída em oposição da Ópera Real sendo destinada a produções mais pequenas, mas muito apreciadas pelo público sueco.

O Teatro Moderno de Dança (Moderna dansteatern) é dedicado a espectáculos de dança contemporânea, e o Teatro Göta Lejon, popularmente conhecido apenas por Göta Lejon, é dedicado à produção de musicais. No que toca a teatros privados, o Teatro Södra (Södra Teatern) foi o primeiro a ser construído, em 1851; o Teatro Oscar (Oscarsteatern) é um dos mais exclusivos teatros do Estocolmo, que costuma apresentar musicais.

Estocolmo é o centro da mídia na Suécia.Possui quatro jornais diários de escala nacional e é a sede da televisão (SR) e rádio (SVT) estatais do país.Além disso,todos os outros canais de televisão grandes da Suécia têm sua sede em Estocolmo,como:TV3, TV4 e TV6.Todas as principais revistas do país também são publicadas em Estocolmo,tal como o maior grupo editorial do país, o Grupo Bonnier.

Os desportos mais populares na cidade são o futebol e o hóquei no gelo. Os clubes mais representativos são o AIK, Djurgårdens IF e o Hammarby IF.

A cidade recebeu os Jogos Olímpicos de Verão de 1912. Data dessa altura o Estádio Olímpico de Estocolmo, que recebeu numerosos eventos, sobretudo de futebol e atletismo. Outras instalações para desporto são o Estádio Råsunda (o estádio nacional de futebol), e a Stockholm Globe Arena, uma área multi-eventos e um dos maiores edifícios esféricos no mundo.

Além dos Jogos Olímpicos de 1912, Estocolmo foi palco das provas de hipismo dos Jogos Olímpicos de Verão de 1956, por causa de uma quarentena em vigor na Austrália. A cidade tentou ainda uma candidatura aos Jogos Olímpicos de Verão de 2004.

Estocolmo recebeu quase todas as edições dos Jogos Nórdicos, um evento multidesportivo de Inverno, que precedeu os Jogos Olímpicos de Inverno.

A cidade de Estocolmo é conhecida por sua boa culinária. Devido a imigração, a cidade têm todos os gêneros alimentícios, provenientes a escala mundial, como o fast-food americano e comidas típicas da Ásia, Itália, França, Espanha, Grécia e da Escandinávia, entre outros gêneros.

Pontos turísticos

Palácio Real de Estocolmo Palácio Real de Estocolmo

 A Igreja Riddarholmskyrkan

 Teatro Drottningholms

 A "Gamla stan" ou cidade velha

 O centro da cidade, ou Stadsholmen, a Riddarholmen (Ilha dos Cavaleiros) e a Helgeandsholmen (ilha onde se encontra o Parlamento Sueco, ou Riksdag)

 A Sager House, casa do primeiro-ministro da Suécia

 A praça Norrmalmstorg, no centro da área comercial da cidade

 A praça Sergel (Sergels torg), local de manifestações, com seu pilar central de 37 m e fonte de forma superelíptica

 A península Djurgården (com seus museus e zoológico, no centro da cidade), que inclui o museu ao ar livre Skansen, retratando a Suécia do passado

 O parque de diversões Gröna Lund

 A torre de TV Kaknästornet, com seus 155 metros de altura e seu mirante no topo.

Veja milhares de fotos em alta definição de artistas como Capital da suécia e outras milhares de Fotos. Fotografias com alta definição para sua capa de Facebook, Youtube e outras redes sociais. Veja também nossa sessão de Fotos com PESSOAS E ARTES onde você encontrará fotos de artes do mundo inteiro e Foto de Pessoas conhecidas no mundo das artes.

Em nossa sessão de FOTOS DIVERTIDAS você encontrará muita diversão para seu lazer. Verá Fotos de animais brincando na grama, brincando com seus donos, fazendo muitas brincadeiras.

Temos também nossa área de FOTOS DE NOTÍCIAS veja as imagens e fotos das últimas notícias que aconteceram no Brasil e no mundo, através de nosso banco de imagens e fotos

O site www.fotosefotos.com foi considerado o maior banco de imagens, com mais de 60 mil fotos e imagens com diversas fotos do mundo e da internet.

Nossos Wallpapers são todos em HD, temos mais de 10mil Wallpapers em HD visite nossa categoria de Wallpapers e veja como irá se surpreender com a qualidade das imagens que selecionamos para vocês.



Camera  Fotos Relacionadas

Farol
Reserva natural do Alasca
Cidade de vang vieng
Dunas do Sahara
Polo norte
Torre de pisa
Barcos no mar
Torre Dusk
Torre eiffel ao pr do sol
Quioto
Bfi london imax
Montanhas cobertas de neve
Arco iris na cachoeira
Muralha da china
Pr do sol em Nova Iorque
Porto de cidade alem
Wallpaper da copa 2014
Montanhas dos alpes
Cabana nas montanhas
Lago do parque Ibirapuera iluminado
Tropa de choque do exercito no desfile militar de 2014
Las vegas
Ponto turstico na india
Lago da reserva natural do Canad
Hotel em Las Vegas
Estrada no meio do deserto
Baslica de So Pedro Cidade do Vaticano Itlia
Main Market Square
Nova Iorque
Casa no campo
Cidade de atlanta
Las vegas
Rockefeller center
Casa no meio do campo
Geiranger
Walt disney world resort
Sensibilidade ISO
Sensibilidade ISO
Filtros fotográficos
Filtros fotográficos
Comprar imagens em alta resolução
Comprar imagens em alta resolução
Patrocinadores que paga por cliques
Patrocinadores que paga por cliques
 camera Fotos e Fotos atualizado em 2015
fotosefotos.com
programador e webdesigner