Cadastre-se grátis e mande suas fotos

Fotos e fotos. O portal de imagens

Sagui de tufos brancos

sagui de tufos

Baixar esta imagem

rolagem esquerda                                 rolagem direita

O sagüi-de-tufos-brancos (Callithrix jacchus) é uma espécie macaco do Novo Mundo. Sua origem é do nordeste do Brasil, mas atualmente é encontrado também no sudeste e demais áreas, além de criado em cativeiros em diversos países.

Caracterização

É o sagüi mais conhecido e comum. São animais de pequeno porte com peso entre 350 e 450 gramas, pelagem estriada na orelhas e mancha branca na testa. Coloração geral do corpo acinzentado-claro com reflexos castanhos e pretos. A cauda é maior do que o corpo e tem a função de garantir o equilíbrio do animal.

Habitat

Habita a caatinga e o cerrado, em formações arbóreas baixas. Mas se adaptam muito bem em outras formações florestais e em áreas urbanas. São animais agitados e curiosos, podendo se tornar agressivos caso se sintam ameaçados. Podem se contaminar com doenças comuns a animais domésticos nas áreas urbanas, inclusive havendo a possibilidade de se tornarem agentes transmissores de raiva.

Distribuição

Originário do nordeste do Brasil, hoje em dia pode ser encontrado ao norte do Rio São Francisco e ao leste dos Rios Parnaíba. Foi introduzido em várias matas do Brasil, principalmente no sudeste, nas matas do município de Campinas, sendo que as espécies desta região são o sagüi-de-tufos-pretos (Callithrix penicillata) e o sagüi-de-serro-escuro (Callithrix aurita).

Hábitos

Tem hábitos diurnos e costumam viver em grupos. Raramente descem ao solo. São adaptados à vida saltatória arbórea, com locomoção vertical pelos troncos.

O tamanho da área ocupada por seu bando varia 0,005-0,065 km ² (0,002-0,03 km ²) e é seleccionado com base nas densidades de árvores de goma. Embora eles não viajam grandes distâncias durante o dia, sagüis estão ativos por 11 a 12 horas por dia, geralmente de 30 minutos após o nascer do sol até cerca de 30 minutos antes do por do sol (Stevenson & Rylands, 1988; Kinzey 1997). Depois de deixar seu local de sono, sagüis alimentam intensamente durante cerca de uma hora e depois passam o resto do dia alternando entre alimentação, descanso e socialização (Stevenson & Rylands, 1988). Eles passam cerca de 35% do seu tempo em movimento e á procura de alimentos, 10% nas atividades sociais, 12% alimentação e em 53% de seu tempo permanecem parados (Kinzey 1997). O grupo dorme unido, em um local em segurança dos predadores.[1]

Alimentação

Alimentam-se de insetos, aranhas, pequenos vertebrados, ovos de pássaros, frutos e são também gumívoros (alimentam-se da goma exsudada de troncos que roem com seus incisivos inferiores, de árvores gumíferas). Esta goma serve de fonte de carboidratos, cálcio e algumas proteínas. Dispende cerca de 25 a 30% de seu tempo ativo, procurando por alimentos.

Reprodução

Nas fêmeas a maturidade sexual é atingida aos 18 meses e nos machos aos 24. O período de gestação varia entre 140 a 160 dias, depois de um ciclo estral de cerca de 15 dias. Nascem dois filhotes a cada gestação. Os filhotes são grandes. Com duas semanas de vida começam a experimentar frutas maduras, sem deixar a amamentação (até os 2 meses). O pai, como em outros sagüis, ajudam carregando os filhotes que agarram-se muito bem para qualquer um dos pais, sendo transferidos para a mãe na hora da alimentação. Aos 21 dias, os jovens começam a explorar um pouco, mas andam nas costas de seus pais até a idade de 6-7 semanas.

Manifestações sonoras

Quando é ameaçado, emite guinchos muito agudos, alertando o grupo. Protegem o território de outros grupos com sons fortes.

Sagui de tufo brancoSagui de tufo brancoSagui de tufo branco

Veja milhares de fotos em alta definição de artistas como sagui de tufos e outras milhares de Fotos. Fotografias com alta definição para sua capa de Facebook, Youtube e outras redes sociais. Veja também nossa sessão de Fotos com PESSOAS E ARTES onde você encontrará fotos de artes do mundo inteiro e Foto de Pessoas conhecidas no mundo das artes.

Em nossa sessão de FOTOS DIVERTIDAS você encontrará muita diversão para seu lazer. Verá Fotos de animais brincando na grama, brincando com seus donos, fazendo muitas brincadeiras.

Temos também nossa área de FOTOS DE NOTÍCIAS veja as imagens e fotos das últimas notícias que aconteceram no Brasil e no mundo, através de nosso banco de imagens e fotos

O site www.fotosefotos.com foi considerado o maior banco de imagens, com mais de 60 mil fotos e imagens com diversas fotos do mundo e da internet.

Nossos Wallpapers são todos em HD, temos mais de 10mil Wallpapers em HD visite nossa categoria de Wallpapers e veja como irá se surpreender com a qualidade das imagens que selecionamos para vocês.



Camera  Fotos Relacionadas

Cotia o maior roedor do Brasil
Camelo
Macaco de cheiro no galho
Leoa no zoologico
Gansos nadando no lago
Cutia preta
Leo dormindo
Ona pintada deitada no muro do zoologico
Leoa deitada na grama
Macaco aranha de cara vermelha
Urso com a lngua para fora
Filhote de ovelha
Biso
Sapo em cima da tartaruga
Macaco de cheiro na arvore
Camelo no zoologico
Elefantes tomando banho
Tigre nadando no rio
Cobra
Lobos brancos
Puma
Cavalo marrom
Baleia pulando
Tigre siberiano
Ovelhas
Pantera negra
Filhote de waterbuck deitado na grama
Iaque tibetano
Tigre na gua
Cabras
Filhotes de guepardos
Elefante
Macaco prego
Raposa
Coala
Famlia de ursos polares
Canon anuncia lançamento da câmera Rebel  T4i
Canon anuncia lançamento da câmera Rebel T4i
Como escolher uma lente fotográfica
Como escolher uma lente fotográfica
Velocidades do obturador
Velocidades do obturador
Filtros fotográficos
Filtros fotográficos
 camera Fotos e Fotos atualizado em 2015
fotosefotos.com
programador e webdesigner